Reconstrução da estufa do Viveiro Jardim das Florestas
Na tarde do dia 30 de julho de 2020, o Sul do Brasil foi atingido por um ciclone bomba. Entre os municípios afetados está Atalanta, onde fica a sede e o viveiro da Apremavi.
Atalanta já sofreu com a passagem de outros eventos climáticos extremos, entretanto, não há dúvida de que este ciclone bomba é um evento inédito por ter deixado marcas de destruição em praticamente todo estado de Santa Catarina e está ligado à crise climática.
O ciclone atingiu a sede da Apremavi e destruiu as estruturas da estufa de mudas do viveiro. A estufa tinha sido inaugurada em abril de 2019. Além disso, o Centro Ambiental Jardim das Florestas também teve vidros quebrados por conta das fortes rajadas de vento que também derrubou árvores.
Estufa do Viveiro Jardim das Florestas - antes e depois da passagem do ciclone bomba. Fotos: Arquivo Apremavi.
Felizmente os danos são só materiais. Nossa equipe toda está bem e as mudas estão intactas.
Entretanto a produção de mudas nativas não pode parar, porque o trabalho de restauração é uma das ações mais eficientes para ajudar a mitigar os efeitos do aquecimento global.
Ajude a reconstruir a estufa de produção de mudas de árvores nativas. Todos os doadores terão seu nome afixados numa placa que será colocada em frente a estufa.
Precisamos da sua ajuda para arcar com os prejuízos da estufa - o orçamento para reconstrução soma R$55 mil.